Juntos Somos UM!

Please wait while JT SlideShow is loading images...
Projeto Amplia Boa VistaDesbravando o AmapáDesenvolve Manaus

Agenda do Presidente

Mural de Recados

Galeria de Fotos

Orgãos da Convenção

Vaso escolhido

 

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. Atos 9:15,16.
INTRODUÇÃO:
Ser um instrumento escolhido por Deus é um grande privilégio nesta vida, o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós...”(João 15:16). O Apóstolo Paulo antes de se converter chamava-se Saulo, foi escolhido e separado por Deus desde o ventre de sua mãe, pela graça de Jesus Cristo(Gálatas 1:15). Pois antes ele era um perseguidor da igreja. Consentiu na morte de Estevão(Atos 7:58), quando estava de caminho para Damasco para perseguir e prender os discípulos de Jesus, recebeu a revelação do Senhor que mudou a sua vida para sempre(Atos 9).
Proposição: O Senhor Jesus é quem  chama, separa e unge os seus escolhidos para a sua obra.
_O apóstolo Paulo tinha uma chamada específica de Deus, sabemos que todos somos chamados para a salvação, mas nem todas as pessoas aceitam a mesma. Para a obra de Deus, muitos têm vontade de fazer, porém só alguns são chamados de uma forma mais específica.
_Por que Deus chama a uns para uma obra mais específica? Será que ELE faz acepção de pessoas?
_Evidentemente que não. O segredo está no coração do homem, pois só o Senhor conhece e esquadrinha o mesmo. O Salmista Davi louvou ao Senhor dizendo: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento”. Salmos 139: 1,2.
_Não basta somente dizermos: Deus me escolheu para fazer a obra Dele, temos que ter virtudes, pois numa grande casa há vários tipos de vasos, uns para honra e outros para desonra(2Timóteo 3:20).
Vejamos aqui 3 virtudes do vaso escolhido:
1ª Virtude do vaso escolhido: TEM QUE SER CHAMADO E SEPARADO POR DEUS.
Em 1 Samuel cap. 3:8-10, relata o chamado de Deus na vida de Samuel. Samuel foi um milagre de Deus na terra, pois a sua mãe antes de concebê-lo não podia dar a luz, ela era estéril. Ana foi à Casa do Senhor e fez um voto a Deus dizendo: “Senhor dos Exércitos!... à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida...”(1Samuel 1:11). Ana cumpriu o seu voto e entrega o menino Samuel ao sacerdote Eli.
Vejamos 2 características de um vaso escolhido e separado por Deus:
Em1Samuel cap. 3 diz que o jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli.
A 1ª característica de um vaso escolhido e separado por Deus é: OBEDIÊNCIA.
(Romanos 13:1,2; Hebreus 13:17).
A obediência é algo muito difícil hoje em dia, pois são poucos os que querem se submeter a ordenanças ministeriais, os homens tornaram-se amantes de si mesmos, mas o vaso que é escolhido e separado por Deus é OBEDIENTE.
Jesus Cristo foi o maior exemplo de obediência: Filipenses 2:6-10.
Quantos falsos obreiros têm surgido por este mundo fazendo apologia a obediência, mas eles mesmos negam com as suas obras. Não dão satisfação aos seus líderes, não têm prestação de contas com as suas igrejas. “São verdadeiros ANDARILHOS”. Quantas pessoas automaticamente se promovem a missionários, ou seja: “mercenários”,  simplesmente abandonam as suas igrejas e saem por aí enganando  os crentes e igrejas que não os conhecem fazendo barganha e mercadejando a Palavra de Deus. São obreiros fraudulentos, insubordinados, não são chamados e nem separados por Deus, pois o vaso escolhido de Deus espera o tempo certo em sua vida para ser útil para o bem comum da igreja, sobretudo do seu ministério.
Tenho feito a obra missionária pelos municípios do Amazonas nos ribeirinhos, lugares onde não têm renda nas igrejas, onde as dificuldades são grandes, onde muitos não querem ir, em terras indígenas que não tem nada para oferecer. Só tenho tido despesas no reino material, mas no reino espiritual: LUCRO!  Almas sendo libertas para a glória do Senhor Jesus!
A 2ª característica de um vaso escolhido e separado por Deus é: CORAGEM.
Samuel não conhecia ainda ao Senhor quando Deus o chamou por 4 vezes, ele pensava que era o sacerdote Eli que estava lhe chamando, mas era o Senhor. Eli entendeu que era Deus que chamava o jovem, e disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que se te chamar, dirás: “Fala Senhor, porque o teu servo ouve” (1 Samuel 3:9). Quando Deus se revela a Samuel, ELE relata o que ia fazer na casa de Eli, a princípio Samuel temeu em relatar a visão a Eli, mas ele teve que ter coragem para falar aquilo que Deus lhe disse.
O vaso escolhido e separado por Deus tem que ser corajoso. Quando Deus disse a Ananias: Vai, porque ele(Paulo) é para mim um instrumento escolhido, Deus também disse que mostraria a Paulo o quanto deveria padecer pelo amor do seu nome.
Será que você teria coragem, se Deus te dissesse: “Filho, te enviarei para uma terra estranha,  lá tu sofrerás muito para pregar a minha Palavra”. Qual seria a sua resposta ao chamado de Deus?
_Quando Deus me trouxe a Boa Vista/RR no ano de 2000, passei 5 anos no deserto sofrendo, sem ganhar nenhuma alma, pois não conhecia ninguém, não tinha emprego, nem igreja, nem casa, só eu a minha família e o cuidado de Deus, sofremos muito, mas não neguei a fé, estou perseverando até hoje. Confesso que foi preciso ter muita coragem para suportar as tribulações e sofrimentos por amor a obra de Deus.
2ª virtude do vaso escolhido: TEM QUE SER UNGIDO POR DEUS.
_Quando falamos de alguém que foi ungido por Deus, logo nos lembramos do Rei Davi. Em 1Samuel 16:13 diz que Samuel ungiu Davi perante os seus irmãos.
_O que Deus viu em Davi? O que ELE não viu em seus irmãos.
Deus viu em Davi:
1-O SEU CORAÇÃO – Davi era voltado para Deus de todo o seu coração;
2-O SEU CARÁTER – Davi era diferente de seus irmãos;
3-A SUA RESPONSABILIDADE – Davi cumpria o que o seu pai mandava;
4-A SUA CONFIANÇA – Davi não olhava para as dificuldades, mas acreditava no Senhor.
Os ungidos de Deus são homens de corações sinceros; são diferentes dos demais que se dizem “UNGIDOS”, pelos frutos conhecemos; têm responsabilidade com os seus ministérios; confiam no Senhor de todo o coração, pois sabem que Deus se compraz mais em obediência do que em sacrifícios (1 Samuel 15:22).
3ª virtude do vaso escolhido: TEM QUE SER FIEL A CHAMADA E A UNÇÃO.
Em Lucas 5:1-11 nos fala sobre a chamada de Jesus na vida de Pedro, Tiago e João, na pesca maravilhosa. Pedro e seus companheiros largaram tudo e seguiram a Jesus.
_Paulo aderiu o chamado do Senhor Jesus em sua vida, ele foi escolhido, separado e ungido para a obra missionária. Ele sofreu fome, nudez, perseguição, açoites, prisões, fraquezas (1Coríntios 4:9-13) mas não negou a fé, ele foi fiel até o fim, ao ponto de morrer pelo amor do Senhor Jesus. Temos que ser fiel ao que nos chama, independentemente das dificuldades, das lutas, dos sofrimentos, das perseguições, porque são inevitáveis na vida do obreiro. Todo homem que tem chamada de Deus passará por tribuações, Jesus disse aos seus discípulos: "No mundo tereis aflição, mas, tende bom ânimo, pois EU venci o mundo"(João 16:33b).
CONCLUSÃO:
_Se Deus te escolheu é porque ELE te chamou e separou, também te ungiu. Deus te ajudará a manter-se firme em suas promessas. O Senhor preservou a Samuel íntegro até o dia de sua morte; ELE sustentou Davi quando perseguido, também sempre vai nos sustentar. Quando ELE disse a Paulo que ele sofreria pelo seu nome, ELE também disse a Paulo: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós um eterno peso de glória mui excelente”. 2Coríntios 4:17
Deus também disse a Paulo: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados pelo seu decreto”. Romanos 8:28.

Pr. Sérgio Cruz – Presidente da Convenção AM/RR