Juntos Somos UM!

Please wait while JT SlideShow is loading images...
Projeto Amplia Boa VistaDesbravando o AmapáDesenvolve Manaus

Agenda do Presidente

Mural de Recados

Galeria de Fotos

Orgãos da Convenção

Conquistando as promessas de Deus. Josué 14:6-15

 

TEXTO: Josué 14:6-15
INTRODUÇÃO:
- Por que razão muitas pessoas sonham tanto e conquistam pouco?
- Por que muitos não vivem uma vida de triunfo?
- Por ventura Deus mudou?
Quando o povo de Deus já estava prestes a conquistar a terra prometida, estando em Cades-Barnéia Deus falou a Moisés a enviar 12 espias para espiar a terra, um líder de cada tribo, Moisés escolhe os 12 líderes, dentre eles da tribo de Judá Calebe filho de Jefoné e da tribo de Efraim Oséias(Josué) filho de Num. Números cap. 13.
Moisés deu ordens aos líderes espiarem a terra e depois trazerem o relatório para toda a congregação de Israel, no fim de quarenta dias eles voltaram e trouxeram um relatório desfavorável aos filhos de Israel que murmuraram contra Moisés afirmando que não conseguiriam entrar na terra prometida porque ali habitavam os filhos de Enaquins(gigantes).
Naquele momento Calebe e Josué rasgaram as suas vestes (em forma de protesto) e afirmaram o seguinte: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá na terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto são eles o nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, o Senhor é conosco; nãos os temais”. Números 14:7-9
Proposição – A razão da conquista está no fato de se adotar as posturas de Calebe.
- Quais as posturas de Calebe?
- Calebe obteve muitas vitórias porque ele não desistiu de seus sonhos
-Calebe adotou 4 princípios que garantiu a conquista da terra prometida.
1º PRINCÍPIO – Ele conquistou porque perseverou em seguir ao Senhor. (Josué 14: 8)
2º PRINCÍPIO – Ele conquistou porque confiou na promessa de Deus. (Josué 14:9)
Confiança em Deus traduz-se pela segurança íntima que temos no procedimento dele.
3º PRINCÍPIO – Ele conquistou porque esperou no tempo de Deus. (Josué 14:10b)
Calebe esperou 45 anos até que a promessa de Deus se realizasse. Não desistiu de esperar porque sabia que o tempo de Deus não é o tempo do homem.
A Bíblia afirma que um dia para Deus é como mil anos e mil anos é como um dia. O Salmista glorificou a Deus dizendo: “Esperei com paciência no Senhor e ELE se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”. Salmo 40:1.
Esperar em Deus é algo que muitos cristãos hodiernos não conseguem, pois querem que Deus resolva tudo no tempo deles e não no Deus, mas sabemos que o relógio de Deus funciona diferentemente do relógio do homem. Pois o relógio do homem tem 3 ponteiros, o ponteiro da hora(dúvida, incerteza sobre a realidade); o ponteiro dos minutos(ansiedade, aflição, angústia) e o ponteiro dos segundos(impaciência, desespero, pressa). Enquanto que o relógio de Deus é constituído de dois ponteiros, o da esperança e o do tempo. Devemos saber esperar no tempo de Deus, porque enquanto o tempo passa, Deus está trabalhando em prol daqueles que nele confiam.
4º PRINCÍPIO – Ele conquistou porque teve ânimo. (Josué 14:11b).
-Conta-se a história de um exército que estava com muito medo de enfrentar o seu inimigo, achava que não conseguiriam vencê-los, porque a força do exército inimigo era muito maior. O comandante deste exército era um homem muito sábio, reuniu todos os soldados e disse-lhes: “Vejam, aqui tenho uma moeda, vou jogar para cima e se a moeda cair com a efige de um Leão é porque estamos tendo um sinal de Deus para enfrentarmos o inimigo e vencê-los, caso contrário, não sairemos para a peleja”. Todos concordaram com o seu comandante, ele jogou a moeda, um silêncio invadiu o arraial onde estava acampado o exército, todos ficaram olhando da forma que a moeda cairia, quando eles a viram caiu com a imagem do Leão para cima. Então o Comandante disse: “Estamos tendo um grande sinal para lutar contra o nosso adversário e vencê-los, vamos em frente”. O exército invadiu o território do inimigo e destruíram todos eles vencendo a luta com muita ousadia.
Depois os soldados disseram para o Comandante: o senhor estava certo ao lançar a sorte com aquela moeda, vimos que realmente tivemos um grande sinal de vitória. O comandante chamou todo o seu exército e disse-lhes: “Vejam agora bem de perto esta moeda, pois nas duas faces tem a imagem de um Leão, não existe outra imagem, o que eu realmente queria mostrar para vocês é que um só homem animado para a guerra vale mais do que 100 homens desanimados”.
Calebe não olhou para as dificuldades, se fortaleceu no Senhor, teve ânimo. Depois que Josué entrega Hebrom por herança a Calebe, ele invadiu a terra, expulsou os seus inimigos e alcançou a promessa de Deus.
CONCLUSÃO:
Os grandes conquistadores de Deus são: Aqueles que perseveram até obter; confiam até morrer;
Esperam mesmo contra a esperança; e permanecem com ânimo inabalável até que Deus lhes abençoem.
 
Pr. Sérgio Cruz - Presidente da Conver-AM/RR